Publicado em 20/08/2020 - 11:04

Câmara volta do recesso parlamentar

No Ultimo dia 17 de Agosto de 2020, foi marcado pela volta do recesso parlamentar, participaram da Sessão ordinária os vereadores Jose Antonio (Nego), Dino, Kaki, Rubens, Samuel, Lucimar ( Preta ) Diojino e Messias.

O Presidente Jose Antonio ( Nego ) abriu a sessão dando as boas vindas aos parlamentares e em seguida passou a palavra ao Secretario da mesa Vereador Antonio pereira de Aquino ( Kaki ) onde o mesmo iniciou agradecendo a Deus pelo retorno aos trabalhos legislativo também parabenizou a direção da Câmara pelas implementações para a melhoria dos serviços de divulgação e transmissão das Sessões nas redes sociais.

Em seguida o mesmo fez a leitura da Ata da Sessão anterior e matérias em pauta.

O Primeiro a fazer o uso da palavra no grande expediente foi o Vereador Rubens PSD, Iniciou parabenizando pela inovação digital da Câmara.

Quero iniciar fazendo uma indagação que o povo esta fazendo por que será que os trabalhos nos bairros só iniciaram agora? será por que é um ano eleitoral, estão fazendo uns trabalhos de tapa buracos de uma forma lenta, onde inicia o trabalho más não vemos conclusão.

Precisamos saber qual é o planejamento da Secretaria de Obras, qual é o cronograma as pessoas nos cobram.

temos aprovado recursos e esperamos retorno, precisamos saber como está essas obras.

no Bairro da liberdade as obras da galeria Cruzeiro do Sul estão paradas e precisamos saber o por que.

temos os bairros Aeroporto, vila vitoria que precisam ser visto com carinho.

Quero abordar o tema da Saúde, sabemos que dinheiro não falta más é lamentável o descaso nessa área, falta medicamentos para o combate do CORONA VÍRUS.

Quero falar um pouco dos Ramais é abordar como é importante saber como estão os andamentos da programação de melhorias desses Ramais sabemos que temos ai alguns ramais já programado para receber os benefícios de melhorias, más a luta não para ainda temos outros a serem contemplados.

Em seguida foi encerrado o grande expediente 

Ordem do dia

Projeto de Novo CONSORCIO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO ACRE. seria votado na Sessão se não houvesse um pedido de VISTAS por parte do Vereador Messias Lopes PT.

Sendo assim foi adiada a votação do referido projeto para a próxima sessão.

Nas Explicações Pessoais

Vereador Rubens PSD

Iniciou parabenizando os idealizadores do Projeto de CONSORCIO dos municípios, tendo em visto os problemas que temos enfrentado com os nossos Jovens, precisamos sim pensar na Juventude sempre defendi essa bandeira aqui na casa.

Tenho a Clareza da importância desse projeto sei que através dele teremos benefícios para as politicas publica de Juventude, por essa razão parabenizo aqueles que tiveram essa ideia, também compreendo o lado do nobre colega vereador Messias a sua preocupação de sabermos o que estamos votando eu ouvi atentamente a leitura do Projeto e compreendi a sua importância, mas não dá o direito ao executivo dormir com referencia a mandar as documentações das pautas importantíssima fica aqui o meu registro.

falou o Vereador Rubens

Vereador Messias Lopes PT

Iniciou parabenizando a Equipe da Câmara pelo planejamento da Sessão Online e virtual e também pela infra estrutura para a sessão presencial.

Quero iniciar justificando o por que de ter pedido vistas do Projeto, entendo eu que não podemos aprovar um projeto sem antes ter acesso ao mesmo para avaliação, ainda mais um projeto com essa importância, já tivemos um Consorcio e até hoje temos pessoas com problemas na justiça por conta dessas situações, eu não tenho problema algum em votar o projeto só quero analisar o que estou votando, agradeço ao Presidente por ter tirado o projeto de votação.

Fiz um pedido de providencia a respeito de uma cratera que se abriu na Rua Aírton sena no Bairro beira Rio, que o executivo resolva essa problemática em caráter de urgência, temos uma situação de risco.

Temos também um pedido a respeito de uma cratera no Bairro Lirio dos vales a situação é critica também.

Precisamos de uma celeridade nos trabalhos nos bairros tendo em vista que já vai pra duas semanas que estão no Bairro Jose Hassem e não concluirão ainda, não sabemos quais são os problemas para justificar uma lentidão nesse serviço, se não cuidar logo chega o inverno e maita coisa vai ficar sem conclusão.

Temos problemas seríssimos em todos os bairros na questão da trafegabilidade como buracos, ruas sem acesso a questão da iluminação que ainda falta muito.

Temos ainda os Ramais que falta muitos precisam de reparos outros as questões de pontes que hoje se as aulas voltarem temos alguns ramais que infelizmente o transporte escolar não passa po causa de pontes caídas.

Finalizou o Vereador Messias Lopes PT 

Vereador Samuel Hassem SD

Iniciou falando um pouco sobre o retorno do Recesso e disse que mesmo tendo o intervalo das Sessões os trabalhos dos vereadores não pararam pois estavam trabalhando informou ainda da problemática da Rua Aírton Sena, pois a rua está apartando, se não cuidar de forma imediata os moradores ficaram sem trafegabilidade na referida Rua.

Temos também a Rua gira sol com o mesmo Problema onde um morador teve sua mão quebrada em um acidente a pergunta é até quando? vai permanecer essa situação.

Temos a Rua São Raimundo uma das ruas mais antiga da cidade, parece que caiu uma bomba la por que está toda esburacada e entra ano e sai ano e nada é feito pra melhorar essa situação para aqueles moradores.

Que o executivo venha dar resposta a sociedade são esses os pedidos que temos feito.

outra situação que volto a cobrar é a respeito dos Quebra Molas na nossa cidade, precisamos  da implantação em pontos estratégicos como na frente das Escolas.

Disse o Vereador Samuel Hassem

Vereador Diojino Guimarães MDB

Iniciou sua fala dizendo a alegria de voltar do recesso é já abordando a respeito da operação Tapa buracos, informando que a lentidão das obras não é culpa do parlamento todos nós parlamentares trabalhamos para dar continuidades aos trabalhos, o problema está na empresa que está executando o serviço.

Temos um outro problema não só dizer eu vou lá e vou fazer não para realizarmos esses trabalhos precisamos das Emendas que de uma vez aprovadas só serão liberadas apos um ano ou dois anos apos a sua aprovação e isso o povo não entende

Sempre votamos favorável ao povo nos projetos que beneficiam nossa Cidade, nunca votei em projetos escandalosos hoje tenho orgulho de legislar ao lada de cada um dos colegas por que eu sei que aqui fizemos o nosso melhor.

Só deixar um pedido que as empresas que estão a frente desses trabalhos, deem mais de si para que possamos avançar com esses trabalhos.

Finalizou o Vereador Diojino Guimares MDB

Vereador Dino MDB

Iniciou parabenizando a Equipe da câmara pelo belo trabalho e também agradecendo pela volta do recesso parlamentar para votar projetos importantes para nossa cidade.

Quero aproveitar pra pedir mais agilidade por parte do executivo nos trabalhos em andamento, sabemos que as coisas estão acontecendo, más de forma muito lento queremos também cobrar um planejamento das ações pois não sabemos o que vai acontecer terminando o Jose Hassem no caso da operação tapa buracos.

O verão já vai terminar, e eu avisei que se não trabalhasse com rapidez não teríamos tempo pra fazer o que precisa ser feito.

Finalizou o Vereador Dino MDB

Vereadora Lucimar Monteiro ( PRETA )

Iniciou agradecendo a Deus pelo retorno do recesso e cumprimentando a todos em seguida falou do seu trabalho nas reivindicações, cobrou também celeridade por parte da Prefeitura e a empresa responsável pela operação tapa buracos, temos uma informação que o segundo Bairro contemplado com o trabalho de tapa buracos será o bairro da satel, se faz necessário sim um planejamento por parte do executivo a respeito desses trabalhos.

Estive com o Prefeito e cobrei melhorias na ladeira do José Hassem, lá temos uma situação complicada e cobramos junto ao executivo pavimentação asfáltica naquela ladeira.

Tambem cobramos melhorias para os ramais, estive reunida com alguns moradores do ramal do Rubicon e conseguímos junto ao executivo a garantia que seriam contemplados são 28 famílias que estão sofrendo com a problemática daquele ramal.

Quero abordar um pouco sobre o projeto do CONSORCIO, compreendemos a importância desse projeto para o nosso município por que não dizer pra nossa regional do Alto Acre haja visto que o consorcio é regional onde os temas tratados dentro desse consorcio é de caráter regional como as politicas de Juventude, Mulheres, meios Ambiente, Turismos entre outros temas que esse Consorcio vai abram gir, precisamos sim realizar trabalhos em conjunto com os outros municípios da nossa região, por isso tem uma grande importância essa matéria, más precisamos sim apreciar o Projeto e em seguida aprovar pela sua relevância.

Finalizou a Vereadora Preta PP