Publicado em 13/05/2020 - 15:59

DÉCIMA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA

Na ultima Segunda 11, aconteceu mais uma Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Epitaciolândia. O Presidente da Mesa Vereador José Antonio (Nego) PP, iniciou os trabalhos desejando boas vindas aos parlamentares e navegantes que acompanharam a Sessão Online via Facebook.

Em seguida a palavra foi passada para o Vereador e Secretario da Mesa Antonio Pereira de Aquino (Kaki), que fez a leitura da Ata da Ultima Sessão e também do expediente do dia como as matérias apresentadas pelos vereadores

GRANDE EXPEDIENTE

VEREADOR MESSIAS LOPES PT, Foi o Primeiro a usar a tribuna para fazer suas reivindicações, iniciou falando do isolamento dos Bairros da Cidade onde o mesmo disse que vai encaminhar ao executivo documentos para saber quando irão tomar providencias cabíveis a respeito do isolamento de ruas sem acesso, a população esta sofrendo com ruas inacessíveis isso em todos os bairros. Precisamos saber qual o planejamento por parte da prefeitura para essa situação.

Sabemos que temos muitos funcionários que estão em quarentena por pertencerem a zona de risco devido o COVID-19 más ao menos deveriam dar as informações a respeito de recursos que temos para limpeza das ruas se tem ou não uma programação a respeito dos nossos bairros, ramais, Saúde, Educação.

O Vereador também destacou sua Preocupação a respeito da Educação, tendo em vista que estamos no meio de uma crise mundial a nossa preocupação é o que os nossos Governantes estão fazendo para que os nossos estudantes possam se quer receber os conteúdos principais, ou se vão perder o ano a situação é complicada más sabemos se houver esforço eles não vão perder o ano, temos internet hoje até na zona Rural então que os governantes usem esse mecanismo para que os nossos estudantes não percam o ano letivo.

Hoje recebi algumas denuncias a respeito da falta de médicos nas unidades de Saúde ou seja as pessoas precisam do serviço básico e não tem se quer um medico, existe pessoas com os sintomas do CORONAVIRUS QUE NÃO SABE ONDE FAZER UM EXAME, ONDE IR BUSCAR UM REMÉDIO a Secretaria de Saúde precisa organizar sua equipe para dar pelo menos as informações necessárias Precisa de uma politica de transparência por que recursos estão vindo.

O Banco do Brasil é uma situação absurda é uma instituição rica mas não cuida de seus clientes quando entramos na agencia teria que ter uma pessoa higienizando quem entra é quem sai da agencia e também limpando os terminais em todos os lugares estão adotando essas medidas, más lá não, a faltando pulso firme da Prefeitura a respeito disso tem que emitir um Decreto especificando essa situação, tendo em vista que esse vírus não é brincadeira e pra completar a situação da saúde aqui da nossa região é precária, até os respiradores que havia no Hospital Regional o Governador já levou pra Rio Branco.

Estive hoje na fronteira acompanhando os produtores rurais, Precisamos unir as forças por que a Receita Federal proibiu os produtores da agricultura familiar de venderem seus produtos no pais vizinho, mas não proibiram a exportação ai é que tá o problema por que os nossos produtores não tem empresas por que antes nossos produtores vendiam seu produtos na feira livre os Bolivianos vinham e compravam ou seja os nossos produtores não precisavam ir ate o pais vizinho pra vender seus produtos mas sabemos que não esta tendo feira devido essa situação do COVID-19, Precisamos sentar com os setores competentes para resolvermos essa situação.

Quero abordar a respeito da questão dos Ramais, a situação dos ramis não esta nada fácil, Prefeito e secretario de obras precisam se pronunciar informar o que eles tem planejado para os ramais, por que o verão já chegou não dá pra esperar mais por que todos os ramais da nossa zona rural precisam de melhorias.

Disse o Vereador.

VEREADOR RUBENS PSD

O Vereador usou a tribuna no grande expediente, iniciou abordando o tema dos produtores Rurais a respeito do impedimento dos mesmos venderem seus produtos para o Pais vizinho a Bolivia, o mesmo lembrou que O Presidente vereador Nego já havia se reunido com os produtores e autoridades para tratarem desse mesmo tema é foi decidido que momentaneamente os produtores Rurais iriam poder sim vender seus produtos é por isso que devemos em todas as reuniões que participarmos é preciso ter documentos com a deliberação de cada reunião e assinatura do que fica determinado. e o acordo era deixar livre até o fim dessa pandemia, para explicar melhor eu cedo um aparte ao nosso presidente para esclarecer melhor esse tema, Vereador Presidente Nego iniciou explicando o ocorrido e que procede de acordo com as informações citadas pelo Vereador Rubens, inclusive foram acionados o Prefeito, o Superintendente da Receita federal e o Governador, para tratarem desse referido assunto e o combinado seria que estava suspenso esse impedimento sim, más logo depois ao que parece houve outra reunião sem a participação do poder legislativo onde deliberaram ao contrario, ou seja não fomos informados de nada, sempre tratam de deixar a casa legislativa de fora, so sabemos de causas como essa quando os Próprios Produtores nos buscam, foi assim a primeira vez, inclusive já acionei o Prefeito para saber a respeito que me informou que também não sabia de nada e assim que tivermos as informações dessa reunião que vão deliberar novamente nesse caso, vamos juntar as forças aproveitar e agradecer ao Senador Sergio Petecão por estar nessa causa e dizer Vereadores essa luta vai ser Grande. Finalizou o Presidente

Estão pensando que o pequeno Produtor não tem o seu valor, estão enganados disse o vereador Rubens, lembrou do gasto que o produtor tem para produzir e em cada gasto que o produtor tem ele está pagando impostos e quando o mesmo precisa vender seus produtos para levar o alimento para sua mesa é impedido dessa forma expressou sua tristeza.

Quero reafirmar a todos os Produtores que podem contar comigo e podem contar com o apoio dessa casa legislativa estamos com vocês.

Ao que parece não estão reconhecendo o Poder Legislativo ou estão tentando medir forças com essa casa, nós somos o terceiro poder, estamos no mesmo patamar que o Executivo e Judiciário, quem nós colocou aqui foi o povo e o nosso compromisso é com o povo.

Quero cobrar a respeito da questão da rua gira sol principalmente a cratera que temos naquela Rua e ate agora nada foi feito, já não sabemos a quem pedir por que já faz tempo que solicitamos providencias a respeito desse assunto. Somos cobrados por moradores

A respeito da iluminação publica aprovamos um projeto para que seja em todas as ruas do município, mas estão repondo apenas nas principais, a secretaria de obras precisa informar quem ganhou a licitação, estamos no verão já mas ate agora não vemos nenhuma ação é praças sujas, a frente dos prédios publico sujos, a rotatória da santos Dumont esburacada, a avenida internacional com aqueles pneus ridículos crateras abertas no meio da Rua.

Não tem Remédios na secretaria de Saúde pra onde ta indo o recurso da saúde? vou ter uma reunião com a nossa Secretaria pra saber o que estar acontecendo.

Quero continuar falando a respeito da Saúde dessa vez de forma Regional que é de competência nossa, nós do legislativo precisamos puxar essa discussão vimos ai um técnico de enfermagem postando um vídeo de cortar o coração eles estão lá pra salvar vidas e muitos estão perdendo suas próprias vidas por que não despõe do equipamentos adequados as coisas não estão bem como os prefeitos estão falando que está tudo bem, vimos o local onde esta disponível para receber pessoas com sintomas de COVID-19  e é impressionante não tem nada na sala.

Temos cobrado incalcinavelmente a respeito da galeria Cruzeiro do Sul já faz um tempo, fomos Procurados por alguns Professores a respeito do aumento do  piso salarial e eu informava que tem um decreto do Presidente da Republica que não se pode aumentar nada devido essa crise e más nós não podemos votar projetos que se quer chegou a essa casa pois o projeto nunca deu entrada aqui na Câmara a culpa não é nossa finalizou o Parlamentar.

VEREADOR SAMUEL HASSEM- SD.

Iniciou sua fala expondo sua preocupação a respeito do CORONAVIRUS, Quero registrar um pedido ao gerente do Banco do Brasil para que o mesmo venha estar aplicando ali em seus clientes ao menos álcool em gel, já vimos outros colegas cobrando essa mesma situação, por que nas demais instituições financeira temos esse serviço disse o Vereador.

Hoje também quero abordar sobre a questão do nosso hospital Regional onde temos profissionais trabalhando ali sem os equipamentos devido para sua própria segurança, também solicitei via documentos a instalação de leitos de UTI aqui no nosso Hospital tendo em vista que já temos casos de contaminação aqui na nossa região se a situação se agravar por aqui pra onde iremos? se em Rio Branco já está entrando em colapso.

Também fiz um pedido de Providencia ao Prefeito e a Secretaria de Saúde que venham nos informar dos recurso que estão chegando, de onde vem, quem está ajudando, queremos saber o que está sendo feito por parte do executivo para o combate do COVID-19, SE ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDO MASCARAS PARA POPULAÇÃO ÁLCOOL EM GEL tendo em vista que nem todos tem condições para comprar mascaras e álcool gel.

Quero falar a respeito do Projeto de lei, o que for pra melhorar pro povo tem meu apoio agora não podemos aprovar de qualquer jeito precisamos analisar, sabemos que o centro do projeto é a contratação de Médicos, enfermeiro e pessoal do administrativos  o senhor Presidente está de parabéns por suspender a sessão por alguns minutos para nos explicar sobre o projeto, agora precisamos ver qual vai ser o critério. Em seguida o Presidente pediu um aparte para esclarecimento Temos Três Médicos que pediram afastamento por fazerem parte das Pessoas que estão em zona de risco, será contratado um medico exclusivo pra atender casos de CORONAVIRUS, Enfermeiros e técnicos em contratos temporário finalizou o Presidente. 

PODE CONTAR COM MEU VOTO FAVORÁVEL AO PROJETO FINALIZOU O VEREADOR SAMUEL.

VEREADOR DINO MDB

Usou a Tribuna para levar suas cobranças iniciando pela situação dos Produtores da Agricultura familiar que foram impedidos de venderem seus produtos pela Receita Federal quero me solidarizar com essa situação me coloco a disposição dos colegas vereadores que estão a frente contem comigo, por que os nossos produtores não pode ficar nessa situação eles dependem de suas vendas para levar o pão para suas mesas.

Quero registrar uma denuncia cerca de uns dias atras fui procurado por pessoas para reclamarem de preços abusivos de alguns produtos ou seja os mercados subiram exorbitadamente o preço dos produtos impressionante uma cartela de Ovos antes custava em torno de Dez Reais e hoje custa Dezessete Reais então precisamos apurar o por quê desses preços absurdo.

Tem muita gente se aproveitando dessa crise para torna a situação ainda pior.

Quero abordar as questões das nossas Ruas que estão sujas, Ramais onde em todas as sessões estamos cobrando, muito importante acabamos de receber o parecer das comissões a respeito do projeto que vai ser votado hoje nessa casa, um projeto importante que fala a respeito da contratação de profissionais da Saúde para ficarem a disposição para Tratar pessoas contaminadas com o COVID-19 Tendo em vista o afastamento de alguns médicos e hoje esse é o motivo de não termos médicos em algumas unidades de Saúde. se depender do meu voto o Projeto será aprovado sim por que o povo precisa, Aqui quero ao mesmo tempo fazer uma cobrança ao executivo não podemos aproveitar essa crise para ficarmos de braços cruzados falo a respeito das nossas Ruas da falta de coleta de lixo da limpeza, serviços básicos que são indispensáveis, também a questão dos nossos Ramais onde toda semana cobramos, não podemos esperar pois o verão já iniciou más ate agora não sabemos qual é o planejamento que o executivo tem a respeito dos temas citados afirmou o vereador Dino, Os Bairros precisam de uma operação tapa buracos na Cidade.

Essa Pandemia não pode ser desculpa para os descasos com a nossa cidade por que sabemos sim que dá pra fazer sim algumas atividades de extrema necessidade, já não temos como sitar o nome das Ruas que Precisam de melhorias todas as Ruas e Ramais precisam de melhoramentos. em Brasileia estão asfaltando Ruas! e por que aqui  não dá nem pra tapar buracos é complicado.

Não pode é terminar o verão do jeito que está, há quem diga que o problema é falta de recursos e precisamos ter cuidado está vindo ai mais de Três Milhões de Reais e já tem pessoas falando por ai que esse dinheiro já está disponível e essa casa sabe que isso não é verdade disse Dino. Más há outras Emendas que vieram antes.

FINALIZOU O VEREADOR DINO.

Assim finalizou o Grande Expediente e foi solicitado Pelo Presidente Vereador Nego um tem intervalo de Quinze Minutos para uma reunião breve com os demais vereadores para expor o Projeto de Lei Nº 012/2020 Que Autoriza o Executivo a Contratar Emergencialmente nas Diversas Funções, Medico, Enfermeiro e Técnicos. 

Após o Tempo estipulado pelo Presidente Voltou a Sessão e as Matérias foram postas em votação entre elas o Projeto acima Citado que foi aprovado Por Todos os Vereadores Presente.

É Logo após foi encerrada a Sessão pelo Presidente Jose Antonio (Nego)

 

 

ASSCOM-CME