Publicado em 11/05/2020 - 12:26

DÉCIMA SESSÃO ORDINÁRIA

No ultimo dia 04 de Maio, aconteceu na sala das Sessões Raimundo Francisco Ribeiro a Decima Sessão ordinária do poder legislativo de Epitaciolândia.

O Presidente Vereador Jose Antonio ( Nego ) fez a abertura dos trabalhos dando as boas vindas a todos os Vereadores e também aos navegantes do Facebook que acompanharam a Sessão online e logo em seguida passou a palavra ao Secretario da mesa Vereador Antonio pereira de Aquino ( Kaki ), que Fez a leitura da Ata da Sessão anterior, requerimentos e pedidos de providencias.

PEQUENO EXPEDIENTE 

VEREADOR ANTONIO PEREIRA DE AQUINO ( KAKI ) PSDB, Iniciou Indagando a respeito dos Pedidos de informação emitidos pelo mesmo ao poder executivo, tudo que o Prefeito tem encaminhado a essa casa temos aprovado, muitas vezes entra projetos que ao meu ver não há tanta urgência mas mesmo assim nos aprovamos com a maior celeridade possível, más a população esta abandonado por falta das ações do poder executivo, pois o Prefeito não tem se quer dado as informações necessárias que solicitamos para informar ao povo.

solicitou informações a respeito das compras de medicamentos pra a secretaria de saúde, de onde veio a fonte é o valor, também pediu informações a respeito dos cargos comissionados a quantidade e os salários pagos a cada um dos cargos.

Pediu informações a respeito do calendário de mecanização tendo em vista que o município recebeu Três tratores com equipamentos e como já estamos em Maio a Secretaria de Agricultura já deve ter no minimo um planejamento de mecanização agrícola para atender o produtor rural.

Quero informação a respeito da planilha de trabalho da recuperação de ramais e também a prestação de contas do convenio do estado com o Município no Ano de 2019 no valor R$ 450.000,00 foi um recurso passado pelo Governo para compra de Combustível e até o momento essa casa não foi informada qual foi o Ramal beneficiado com esse recurso.

Queremos informação a respeito da planilha das trocas de lampadas comuns pelas de Led, qual a fonte do recurso e o valor gasto.

Assim encerrou o pequeno Expediente.

 

GRANDE EXPEDIENTE.

VEREADOR ANTONIO PEREIRA DE AQUINO (KAKI) PSDB, Foi o Primeiro a usar o grande expediente para fazer suas reivindicações, Fez cobranças a respeito das Crateras abertas na avenida internacional aqui nessa casa já foi cobrado essa situação por vários colegas vereadores, ao que parece o Prefeito não anda pela avenida internacional por que até agora nada foi feito para resolver essa problemática  a pergunta que fica é sera que o Executivo vai esperar um acidente acontecer pra tomar providencias a respeito dessa situação.

Quero abordar aqui sobre o abandono dos Bairros da nossa cidade é lamentável o momento que estamos passando como se não bastasse o problema da PANDEMIA, ISOLAMENTO SOCIAL e quando saímos para fazer as nossas compras o que encontramos nas ruas e avenidas da nossa cidade é lixo, urubus, sarjetas cheia de capim esgoto no meio das ruas, isso em todos os Bairros um verdadeiro abandono.

Já disse nessa casa que me envergonho de ter ajudado de ter pedido votos para eleger esse prefeito, eramos do mesmo partido e Graças a Deus que ele nos deixou.

Quero falar sobre a questão da iluminação publica, só ouço falar sobre essas trocas de lampadas por lâmpadas de Led, e a cidade continua as escuras infelizmente nós os vereadores somos para choque nessa situação o povo cobra quer informações quando vai ter uma regularização por todos os Bairros e ruas para que a cidade esteja iluminada, haja visto que a taxa de iluminação publica é paga por todos e parece que nem pagando é possível ter iluminação publica.

Quero solicitar aqui verbalmente que o Prefeito com seu Governador venha arrumar um recurso para TAPA BURACOS, pra fazer na cidade por completo tivemos alguns alternados, acredito que o povo seja merecedor de uma trafegabilidade digna.

Sabemos que houve uma ajuda em sacolões do Governo do Estado e queremos saber como foi a distribuição por que o povo quer saber e são informações que essa casa tem que ter.

Precisamos apertar o cinto a respeito da coleta de lixo, temos Dois caminhões coletores e infelizmente o que vemos é lixo na Rua e Urubus voando nossa cidade é vergonhoso essa situação.

Quero falar sobre o COVID 19 Graças a Deus ainda não temos nenhum caso, a preocupação que fica é o que esta sendo feito para que haja uma prevenção por parte da Prefeitura, se tem algo sendo feito eu não tenho conhecimento, tive acesso a uma planilha onde vai ser liberado Vinte cinco Bilhões para os municípios, onde Epitaciolândia sera contemplada com  mais de Três Milhões, eu espero que esse recurso seja investido de fato no combate ao Corona Vírus, essa casa precisa saber pra onde está indo cada centavo.

Finalizou o Parlamentar.

VEREADOR RUBENS PSD

Fomos procurados por varias pessoas esses dias muita gente com medo e com razão infelizmente a Saúde do nosso município é precária como iremos atender a nossa população se esse Vírus Chegar aqui, essa barreira no Entroncamento não funciona eu mesmo vim de Rio Branco e não ui parado, segundo denuncias veio um Ônibus direto para Assis Brasil cheio de pessoas sem respeitar o distanciamento social, precisamos respeitar os Decretos emitidos pelas autoridades.

Sou favorável a um fechamento total das Fronteiras só permitir a entrada de material essencial, não podemos colocar a vida das pessoas em risco, as coisas estão ficando feia.

Infelizmente Hoje esta tudo um caos na nossa cidade e o executivo colando a culpa na pandemia, mas antes do CONVID 19, Já estava assim lixo nas Ruas, sem iluminação esgoto a céu aberto Ramais sem trafegabilidade.

Estou a mais de um mês cobrando a limpeza das Praças e em Prédios Publico e nada é feito.

Já enviamos vários documentos ao executivo solicitando tudo isso e nada é feito e hoje infelizmente já é tarde.

Primeira vez na historia da nossa cidade vamos ter em Quatro Anos apenas um Campeonato vergonha isso. Temos um Centro da Juventude que se tornou uma Boca de fumo, não houve um olhar para nossa Juventude infelizmente é essa a realidade.

Sabe quando o Jovem tem valor? é em tempos de eleições ai sim olham para a Juventude

hoje os espaços para praticas esportiva é usado apenas por uma panelinha ligadas ao Prefeito e seus secretários o publico em geral não tem acesso. As quadras de grama sintética precisam ser recuperadas, mais o executivo fecha os olhos para nossa Juventude.

Quero abordar o tema da Galeria Cruzeiro do Sul infelizmente a culpa é de todos os Prefeitos por que o Prefeito anterior poderia ter feito algo a respeito más não fez, já não sabemos quem é o pior.

Hoje temos Problemas de Ruas, Ramais, pontes coleta de lixo, iluminação Publica e Por ai vai.

Temos sido cobrado pela população a respeito dessa troca de Lampadas de todos os Bairros como estão trocando e as ruas permanecem as escuras. Procurei o Secretario de Obras mas ele não nos atendeu.

Precisamos realizar um mutirão e convocar todos os Secretários para nos esclarecer essa situações caótica.

VEREADOR SAMUEL HASSEM SD.

Quero cobrar ao executivo uma resposta a respeito da rotatória da avenida Santos Dumont especificamente nas proximidades ali do DEPASA,  a qualquer momento teremos um acidente ali, por causa dos buracos na Rotatória é simples de resolver.

Fui procurado por moradores do bairro da Satel a respeito das ruas sem acesso, esgoto a Céu aberto e eu falei a eles que temos cobrado tudo isso em todas as Sessões e lhe informei que o próprio Secretario de Obras é morador daquele Bairro.

Não podemos mais continuar nesse caos em todos os sentidos, em todos os bairros temos os esgotos a céu aberto, lixo nas ruas e por ai vai, vamos ter oportunidade de mudar.

A Prefeitura precisa realizar mutirões nos bairros, tira uma semana para cada Bairro e assim pelo menos a limpeza das Ruas e coleta de lixo seria feito e por que não se faz? É simples falta planejamento.

Quero falar a respeito do COVID 19 Quando tínhamos a barreira aqui perto sabíamos o que estava acontecendo, agora não sabemos mais é de nada aqui tínhamos um controle. estamos vivendo tempos difíceis se isolamos as pessoas passam necessidades se liberam correm risco de vida, Precisamos juntar as forças e fecharmos a nossa BR o que deve passar é apenas itens de extrema necessidades como alimentos, combustíveis e medicamentos Precisamos manter a fiscalização 24 horas envolvendo o Exercito para realizar a fiscalização a noite, estamos cercados

Esse recurso que vai entrar nós precisamos ficar de olho como gasto esse recurso.

VEREADOR MESSIAS LOPES PT.

Iniciou parabenizando a mesa diretora na pessoa do Presidente pelo trabalho que esta sendo desenvolvido para transmitir os trabalhos do legislativo.

Quero tratar a respeito das cobranças que temos recebido a respeito do controle que precisamos fazer temos uma entrada desenfreada de pessoas que estão vindo de outros municípios apenas para passear fazer churrasco participar de aniversários, o executivo precisa tomar providencias a respeito dessa situação o Virus ta solto o nosso município não está preparado para lidar com uma epidemia desse tipo não temos estrutura pra isso então se faz necessário o fechamento total esse fechamento precisa ser com os demais municípios da região haja visto que se fecharmos aqui também fechara para Brasileia e Assis Brasil.

Quero registrar o meu descontentamento a respeito das medidas que a caixa Econômica está adotando para a liberação do Beneficio Auxilio Emergencial não adianta as prefeituras os governos tomarem medidas restritivas se a Caixa Econômica não conseguiu uma extrategia para evitar a aglomeração do povo, o que temos visto são multidões aglomeradas para sacar o beneficio a Caixa é Banco Rico teria que abrir mais agencias e estrategias que evitassem essas aglomerações que temos visto, esse virus vai se espalhar de forma assustadora se a Caixa não tomar medidas.

O Executivo precisa baixar um decreto obrigando a todos os estabelecimentos a realizarem a esterilização principalmente o Banco do Brasil onde entramos ali e não vemos o álcool em gel disponível para os usuários do serviço daquele estabelecimento.

Fizemos uma indicação ao executivo a respeito do serviço de Deliv´ere por ter atendido a indicação dessa casa legislativa e hoje esse serviço foi estendido até as 23:30 da noite ou seja ampliou o horário.

Quero também registrar uma cobranças a respeito da Escola Modelo ali no loteamento Az de Ouro, infelizmente ate o momento a prefeitura não fez se quer a terraplanagem do terreno sabemos que a verba já esta liberada já tem recursos mas serviço que é bom nada ainda.

Temos também a questão dos ramais que precisam ser trabalhados sabemos que estamos diante de uma crise más tem coisas que sim ou sim precisam ser feitas ruas limpas, coleta de lixo e ramais é o minimo que uma gestão precisa fazer.

Tambem parabenizo aqui a atitude do executivo pelo projeto de Lei de Remissão de Credito Tributários de 2020 ou seja os impostos como IPTU, ISS entre outros.

Finalizou o Vereador

VEREADOR DINO MDB

Iniciou parabenizando o executivo pela atitude do Projeto de lei de isenção de tributos para o ano de 2020 projeto que foi aprovado por todos nos.

Quero registrar a minha preocupação com o que temos visto a respeito das aglomerações das pessoas, precisamos ter cautela e respeitar o que esta sendo direcionado pelas autoridades em saúde

Abordar aqui a urgência da recuperação da Rua Gira sol no Bairro Lirio dos Vales ja venho varias seções pedindo providencias a respeito dessa rua temos uma cratera perigosa naquela rua, temos também a questão da Ana de Souza Lira um bueiro estourado naquela Rua onde varias vezes pude presencias crianças caindo temos um poste sendo seguro apenas uma camada fina de cimento a qualquer momento podemos ter uma situação gravíssima.

A situação precária do nosso município não é de agora ela se estende desde o inicio da gestão precisamos ser realista temos a questão dos Bairros sem acesso ou seja ruas praticamente fechadas quero reforçar solicitação de melhorias aos bairros.

Andei em vários Ramais quero registrar o decaso com o ramal Porto Rico e por que o Ramal Porto Rico?  por que é por lá que temos acesso aos demais ramais lá é passagem e precisar ter um olhar atento a isso. Os Ramais precisam ser recuperados os pontos críticos da estrada Velha precisam ser trabalhados de forma emergencial de forma que tirem o povo do isolamento.

Disse o Vereador Dino

 

 

ASSCOM-CME