Publicado em 27/04/2020 - 11:15

Oitava Sessão Ordinária

No Ultimo dia 20 de Abril aconteceu na sala das sessões Raimundo Francisco Ribeiro, a Oitava sessão do Poder legislativo de Epitaciolândia.

A Sessão ocorreu ainda sem publico em virtude da pandemia do COVID 19, Más foi transmitida ao vivo pelo Facebook através da pagina oficial da Câmara

O Presidente da Casa  Vereador Antonio Jose ( Nego) PP iniciou os trabalhos cumprimentando os parlamentares e todos os navegantes que estavam conectados na live, e logo em seguida passou a palavra ao   Secretario Vereador Antonio Pereira de Aquino ( Kaki ) PSDB, que fez a leitura da Ata da sessão anterior e também das matérias em tramitação.

GRANDE EXPEDIENTE 

VEREADOR RUBENS PSD, Iniciou sua fala agradecendo a Deus por mais uma vez ter a oportunidade de estar ali presente, Quero aqui falar um pouco sobre a questão dos nossos funcionários da Educação os Terceirizados, ajudei a ganhar esse governo mas nem por isso vou me calar diante dessa situação eu tenho certeza que o Governador não é sabedor dos ma maus tratos que esses empresários donos das Empresas terceirizadas estão fazendo com as pessoas, são Quase três meses de salários atrasados e esses funcionários nos procuraram para pedir ajudar por que os mesmos tinham medo de fazer uma denuncia e serem demitidos e eu dei a garantia de que iria comprar essa briga para ajudá-los e já falamos com o gerente da Tec News nos deu a garantia de que ate Sexta feira o pagamento estaria na conta. São pessoas que precisam essas empresas não estão fazendo nenhum favor não eles trabalham para ter o seus salários.

Quero fazer um pedido verbal aqui deixar registrado para que o Secretario de Obras o senhor Raimundão dé uma olhada com carinho para a situação do Trevo aqui da Avenida Santos Dumont ai nas dimensões do DEPASA, para que faça algo para resolver aquele problema, esta perigoso pois quem vem tem que entrar na contra mão para poder realizar uma conversão, Aquele problema já não algo de agora já faz um tempo que a situação daquele trevo está ruim, espero que pelo menos joguem uma piçarra ali para amenizar o problema.

Quero aqui falar mais uma uma vez sobre o problema da cratera da avenida internacional, ali já virou uma vergonha aquela situação vou repetir mais uma vez é uma Avenida Principal da nossa cidade onde dá acesso a outro pais as pessoas que vem pela Bolivia para entrar no Brasil passam por essa Avenida e temos lá duas crateras com dois pneus sinalizando e mau sinalizada diga se de passagem em todas as sessões temos cobrado a respeito desse problema.

Quero também abordar a questão do Ramal do Mato Grosso o ramal esta intrafegável, o verão já iniciou e não há previsão de melhorias para aquele ramal, hoje falamos com o prefeito ele deu uma previsão para depois de Maio, o Problema é que para esse tempo ele também fez previsão para outros Ramais, ainda falando em Ramais quero falar sobre a questão da Estrada Velha que não esta 100% intrafegável más ainda tem ali uns 40% para resolver problemas não podemos ser injustos e dizer que na sua totalidade a Estrada velha está intrafegável, houve melhorias sim más ainda falta alguns trechos para ser melhorados.

Abordar também das questões urbanas nesse caso especifico do Bairro da liberdade da problemática ali da Rua Cruzeiro do Sul, já são oito anos de mandato que temos lutado pela questão ali da Ponte onde já prometeram uma Galeria, estivemos em Rio Branco e realmente constatamos a galeria lá conversamos com o Proprietário más infelizmente falta o pagamento por parte do executivo para liberarem essa galeria já não podemos pagar por causa dos erros alheios quem está sofrendo é o povo.

A Questão das lampadas de led espero que não façam apenas nas Ruas principais dos bairros, precisamos averiguar essa situação.

Precisamos juntar esforços com todas as forças possíveis para tratarmos a questão dessa taxa que a SEFAZ está cobrando dos nossos produtores rurais, por enquanto está suspensa a taxa inclusive o Governo teve bom senso quando resolveu suspender essa taxa, precisamos envolver a ALEAC, Senado Federal, deputados Federais todas as Câmaras por que vai ser uma luta dura para que possam mudar essa lei.

VEREADOR SAMUEL HASSEM SD, Iniciou sua fala fazendo cobranças a respeitos dos Bairros da cidade, temos vergonha de andar nas ruas faz tempo que não temos trabalhos decentes em nossos bairros só fazem o essencial e quando fazem isso é todos os bairros, hoje infelizmente nossa cidade está sem gestor se andarmos bairro por bairro não vamos encontrar um roçador o único que fazem é aqui a principal. se houver boa vontade dá pra fazer sim um trabalho de qualidade de forma planejada uma semana para cada Bairros faz sim é possivel fazer um trabalho de qualidade o que falta é administração essa é uma gestão de faz de conta a pergunta é cadê os nossos secretários principalmente o de obras uns tempos atras ele estava aqui e ele era o que mais cobrava ele precisa dar conta da sua pasta.

Quero falar também da Rua Santa Catarina no Bairro Aeroporto onde já recebi denuncias de veículos que cairão em uma cratera que existi lá no meio da Rua, até viatura da Policia já caiu lá é vergonhoso a situação já faz tempo esse problema e o pior é que é coisa simples de resolver.

Também recebemos as denuncias dos Funcionários terceirizados e a Primeira pessoas que eu fiz contato foi com a Gerente do Núcleo de Educação Professora Rosimari para saber a real situação e a mesma me confirmou e ela me passou o contato do pessoal responsável e fiz o contato com o senhor Rafael e o mesmo me garantiu que até sexta feira dessa semana sairia o pagamento dos funcionários, agradecemos a todos que empenharam pra resolver essa situação.

Vou abordar também sobre a questão dos maquinários que nosso município recebeu dos nossos parlamentares os mesmos estão a mercer do tempo ali no patio da Feira municipal pegando sol e chuva ou seja se deteriorando no  tempo e é bom abordar que são maquinários novos é necessário que se faça um galpão para abrigar esses equipamentos.

VEREADORA PRETA PP, Iniciou sua fala esclarecendo algumas noticias que foram divulgadas nos últimos dias referente a distribuição de umas sextas básica que foram distribuídas pela Secretaria de Ação Social, estive em Rio Branco Juntamente com o Prefeito para solicitar apoio do nosso Governador a respeitos dessas sexta e ali o governador prontamente nós atendeu e garantiu o apoio diante dessa situação que nosso Estado, Cidade e Nação tem enfrentado por que não dizer o planeta que é a Questão dessa Pandemia do COVID19, CONSEGUIMOS AINDA 300 Cestas básica.

Está rolando conversas em grupos de watzap que as sextas não estão sendo bem destribuidas até onde eu seu e é do meu conhecimento as sextas chagaram no nosso município sim está sendo distribuída pela Secretaria de Ação Social mediante uma lista que veio da Secretaria de Educação estivemos reunidas eu é a Secretaria de Ação social onde a mesma me informou os critérios de distribuição que é atender essas lista emitida pela secretaria Municipal de educação são alunos que são inseridos no Bolsa Família haja visto que o recurso usado para aquisição dessas sextas foram recursos da educação.

Quero informar a população que fui fazer minha parte como parlamentar buscar apoio, esse é o nosso papel, eu nao sou Secretaria de Assistência social por que o que tava rolando por ai era que eu precisava me explicar a respeito desse assunto então para ficar claro a minha parte eu fiz, não sou eu quem decide quem vai ou não receber essas sextas existem critérios definidos por pessoas competentes em suas funções pessoas idôneas que estão fazendo de tudo para ajudar o nosso povo

Quero realizar um pedido verbal aqui sobre a questão de iluminação publica de alguns pontos dos nossos Bairros especificamento do Jose Hassem, temos ali na Rua Luiz Nogueira um buraco que o nosso Secretario de obras tome providencias pois o mesmo tem causado acidentes.

Temos também aquela situação das Crateras da Avenida Internacional que o Poder Executivo realize um trabalho ali naquela avenida o mais breve possível.

Temos que falar também da questão da falta de trafegabilidade do ramal do Mato Grosso e também da necessidade da construção de uma nova ponte no Ramal dos Pereiras, pois as madeiras já foi providenciada só falta a prefeitura iniciar a obra.

VEREADOR DIOGINO MDB, Inicio dizendo que estava na prefeitura quando um secretário se aproximou e disse que estavam tirando o couro dos vereadores em um grupo de watzap, a população esta atacando as pessoas erradas, por que se a população cobrasse um terço nos Secretários o quanto cobra dos vereadores a situação seria diferente.

Temos um Secretário de Meio Ambiente que só é secretario no nome, por as lixeiras estão sempre cheias de lixos os urubus tomando conta da cidade, a coleta de lixo é o minimo que eles devem fazer e não fazem o mesmo devirias andar nas ruas para ver o descaso.

O secretario de obras precisar andar no bairro da Satel onde ele mora pra especificamente na Rua Bahia pra ver a situação das Ruas, nós vereadores fazemos o nosso trabalho que é cobrar é fiscalizar, más os secretários precisam dar conta das suas pastas e dá conta do município limpo.

A Avenida Internacional é uma vergonha aqueles dois pneus lá duas crateras em plena avenida é uma situação vergonhosa.

Agora arrumaram uma mania de tudo culpar ao COVID 19 é bem culpa da pandemia de não arrumarem os buracos da cidade ou seja O COVID 19 não permiti tapar buracos, isso é uma vergonha.

Temos Uma Secretaria de Esportes que não funciona em Quatro anos não se viu nada na aerea de esportes um total descaso dessa gestão desastrosa finalizou o Vereador.

 

ASSCOM-CME