Publicado em 21/04/2020 - 10:00

Sétima Sessão Ordinária

Na Ultima segunda feira dia 13 de Abril de 2020, aconteceu na sala das Sessões Raimundo Francisco Ribeiro, a 7ª Sessão Ordinária do Poder legislativo de Epitaciolândia, A Sessão foi presidida pelo atual Presidente da casa Vereador Jose Antonio ( Nego), Secretariada pelo Vereador Messias Lopes e também pelo vice- presidente vereador Dino.

Apos a abertura dos trabalhos legislativo feito pelo presidente o secretario da mesa fez a leitura da Ata dos trabalhos da sessão anterior e em seguida foi aberto o grande expediente vale salientar que as sessões estão acontecendo sem a presença de publico por causa da pandemia do COVID 19, MAS AS TRANSMISSÕES É ONLINE PELA PAGINA DA CÂMARA NO FACEBOOK. https://www.facebook.com/camaramunicipaldeepitaciolandia

O primeiro a usar a tribuna no grande expediente foi o vereador Rubens PSD, Iniciou agradecendo a Deus e cumprimentando a todos também parabenizou pela iniciativa da transmissão das sessões online disse que assim é mais uma oportunidade que o povo tem de saber o que esta acontecendo e também uma oportunidade de divulgar os trabalhos dos vereadores.

Iniciou abordando a respeito do projeto da Educação, fazendo as indagações se tinha ou não esse projeto chegado a câmara, por que o povo quer entender a real situação o referido projeto trata diretamente do piso salarial dos professores. 

Em seguida o Presidente da mesa Vereador Nego  pediu um aparte para esclarecer a respeito do Projeto é disse que o projeto ainda não chegou no poder legislativo e compreende a importância desse projeto.

Quero também falar aqui a respeito da limpeza dos bairros da nossa cidade, onde andamos encontramos pessoas insatisfeitas, a cidade cresceu e precisa de um olhar de atenção por parte dos gestores e secretários, precisamos dar respostas ao povo que acreditaram em nós quando fomos pedir um voto de confiança, precisamos trazer o secretario de meio ambiente para nos da uma explicação o que eles estão fazendo temos ai o Bairro Jose Hassem totalmente tomado pelos matos é lixo na rua ta tudo um caos em todos os Bairros da nossa cidade. em pleno fim de semana ali na santos Dumont vimos uma lixeira virada o dia inteiro.

precisa fazer um mutirão para fazer limpeza na cidade pagar todas as maquinas e colocar nos Bairros é simples.

Quero aqui falar um pouco da limpeza de espaços públicos esses dias passei ali na nossa URPA e vi ali um local sujo o patio todo no capim, as nossas praças todas sujas infelizmente temos aqui a Praça Edmundo Pinto um total abandono fica aqui na Entrada da nossa cidade são todos os nossos espaços públicos infelizmente essa é a realidade, temos ali a avenida internacional que não é de hoje que pedimos que se faça algo a respeito daquelas duas crateras ali em uma avenida que liga diretamente a outro Pais.

Precisamos tirar uma comissão para visitar as obras ali da Escola Presidente Castelo Branco, assim também realizarmos a fiscalização desse encalçamento que esta sendo construído ali na Rua Fontinele de castro que dá acesso a escola Belo Porvir.

Tambem quero falar da questão dos nossos Ramais é impressionante em todos os ramais temos problemas, ainda não concluirão o ramal Fontinele de Castro, as maquinas estão paradas lá no Senhor Arnaldo já faz uma semana ou seja é uma semana sem trabalho e detalhe não houve chuvas esses dias então são situações complicadas disse o Parlamentar.

 

Vereador Samuel Hassem SD, iniciou suas reivindicações cobrando sobre a iluminação publica nas ruas, não é justo ser cobrada uma taxa a população e não ter esse beneficio.

Falou também sobre a Rua Cruzeiro do Sul que estar totalmente as escuras, nós vereadores buscamos melhorias para o município, mas infelizmente não somos atendidos.

Outro tema que Quero tratar aqui hoje disse o parlamentar é sobre o Projeto da Educação que é de grande importância para a nossa população, más o prefeito ainda não encaminhou para ser votado nessa casa legislativa. São essas situações que deixam agente chateados sabemos da importância desse projeto para a classe da educação.

Quero abordar também sobre a limpeza e coleta de lixo na nossa cidade essa situação que estamos vivendo é inaceitável, pois todos os dias vemos ruas sujas sem acesso lixo nas avenidas da nossa cidade ta um total caos.

Temos que falar da nossa Zona Rural em especial ao tema dos Ramais a começar pelo  ramal do polo que precisa com Urgência  ser recuperado ou melhor falando todos os ramais de Epitaciolândia

Queremos saber tambem a respeito do projeto de construção de uma Escola no loteamento Az de Ouro que ainda não foi iniciado e algo precisa ser feito para não perdermos esse recurso, finalizou o Vereador.

Vereador Aldemir Sales SD, Iniciou suas palavras dizendo que por onde nós os vereadores passamos somos cobrados pela população a respeito da falta da limpeza das ruas da nossa cidade

temos também a falta da nossa iluminação publica que pagamos uma taxa que todos sabem, más o beneficio não chega para nossa população

Temos a velha questão dos ramais são muitas mazelas para uma só gestão melhor dizendo em todas as pastas dessa gestão deixaram muito a desejar um gestor fraco não sabe administrar por isso tantos problemas na nossa cidade e é em todas as pastas não há uma só pra destacar algo louvável de uma boa gestão

 

Vereador Messias Lopes PT, Iniciou sua fala parabenizando a Equipe da Câmara pela bela iniciativa de transmitir a sessão online pelo Facebook, falou sobre um projeto onde os taxistas sejam isentos de pagar impostos nesse momento de dificuldade onde não podem carregar o limite máximo de passageiros por questão de Segurança devido a Pandemia do COVID 19.

Fez uma indagação por qual motivo o Prefeito ainda não enviou o Projeto da Educação para ser votado na Câmara sendo que é um projeto importante para os servidores da Educação.

Temos também que intervir e ajudar os nossos produtores rurais que estão sendo impedidos de venderem seus produtos por que precisam pagar impostos tem um imposto que eles tem que pagar junto a receita federal isso é um absurdo em meio a essa crise que estamos vivendo ao invés do governo ajudar, ainda quer cobrar um imposto que antes ninguém cobrava precisamos tirar uma comissão para apurar isso de fato.

Precisamos convocar o nosso Secretario de Obras para saber qual o planejamento a respeito de ramais, precisamos saber por que o povo cobra e com razão.

Temos também o tema dos bairros que estão sem iluminação publica, temos também o esgoto a Céu aberto, falta a coleta de lixo, ruas intrafegáveis e por ai vai são muitos problemas que nossa cidade enfrenta, más aos olhos dos gestores parece que está tudo bem.

 

Vereador Dino MDB, Também fez suas cobranças Iniciou falando sobre a problemática do Bairro da Satel que está se tornando o pior bairro da cidade pelo descaso da gestão Municipal está praticamente intrafegavel o bairro pois em todas as ruas da Satel tem esgoto a Céu aberto é diga se de passagem é o Bairro onde mora o Secretario de obras, já fiz pedidos verbais sobre essa situação.

A iluminação Publica é outro tema importante o município arrecada cerca de R$ 50,000 por mês só de iluminação publica e não é capaz de repor uma lampada.

Fizeram sim algumas coisas na gestão mas o mais simples não é feito é inadmissível coisas pequenas que é o abc da gestão não se faz em Epitaciolândia que é coleta de lixo, manutenção de ramais, iluminação publica e ruas com acesso.

Temos ali o Ramal do polo que a cada chuva fica pior a situação ali temos pessoas que precisam daquele ramal para escoarem sua produção sem falar de outros ramais importantes que precisam de atenção.

Quero também falar do projeto da Educação, A categoria está cobrando um posicionamento temos pressa que esse projeto chegue aqui para ser votado por nós os vereadores já temos o nosso parecer favorável ao projeto pois vem beneficiar diretamente essa categoria que tão desvalorizada não só aqui más no Brasil inteiro.

Ordem do Dia   

Logo em seguida foi colocado em votação o Projeto de Lei Nº 001 de 20 de Março de 2020, Assegura aos Professores da Rede Municipal que tenha cumprido o tempo minimo de exercício no magistério para fim de aposentadoria a opção de exercer a atividade fora da sala de Aula.

de Autoria do Vereador Messias Lopes

O Projeto foi aprovado por todos os vereadores e Vereadora