Publicado em 18/03/2020 - 12:19

Quinta Sessão Ordinária de 2020

Aconteceu na Ultima Segunda feira dia 16 de Março de 2020 na sala das sessões Raimundo Francisco Ribeiro, a Quinta Sessão Ordinária da Câmara Mun. de Epitaciolândia, A sessão foi marcada pela grande preocupação dos parlamentares com temas pertinentes para a comunidades. O Presidente da Casa Vereador José Antonio ( Nego ) fez a abertura dos trabalhos cumprimentando todos os vereadores e vereadora presente e também o Plenario dando as boas vindas a casa do povo e em seguida convidou o Sec. da Mesa Vereador Antonio Pereira de Aquino ( Kaki ) a fazer a leitura dos trabalhos da noite, onde o mesmo fez a leitura da ata da Sessão Anterior e também as matérias a serem votadas na Sessão.

Grande Expediente 

O Primeiro a usar o Grande expediente foi o vereador Rubens PSD, iniciou sua fala se solidarizando a família em luto do Senhor (Bigode Seu Raildo) foi uma grande perca para nosso municipio afirmou o parlamentar.

Quero mais uma vez falar da questão dos nossos Bairros, onde toda semana estamos aqui fazendo as nossas cobranças por melhorias junto ao executivo, e já agradeço a todos os colegas vereadores por terem assinado o nosso requerimento convocando o nosso Sec. de Meio Ambiente e turismo a vir aqui no próximo dia 30 para prestar esclarecimentos a respeito de suas pastas ele terá a oportunidade de nos explicar por que a caleta de lixo não esta funcionando e entre outros temas que está deixando a desejar, quero pedir aqui a ajuda dos colegas vereadores para juntos abordarmos esses assuntos.

Sabemos que existe duas pastas importantes sobre a Responsabilidade da mesma pessoa, Meio Ambiente e Turismo e fica uma pergunta que turismo é esse que temos em nossa cidade?  tem recursos para essa pasta ? onde esta sendo gasto esse recurso? será de fundamental importância a vinda do senhor Ivan Ferreira de Lima.

quero dar uma sugestão para logo em seguida convocarmos outros secretários, por que a sociedade só sabe dizer que a culpa é dos vereadores, nos não executamos nada e cobrar toda semana estamos fazendo as nossas reivindicações

Estive visitando o Ramal dos pereiras onde, o Ramal foi feito ali teve um problema havia um acordo judicial para piçarrar apenas um trecho do Ramal, está errado por que em toda a extensão do ramal temos moradores que tem seus filhos que estudam, sem o piçarramento por completo do ramal vamos ter o transporte escolar voltando da metade da viagem, produtores com dificuldades para escoar sua produção.

Estive com o Prefeito é sai satisfeito, ja agradeço mais uma vez a todos os colegas vereadores que assinaram o pedido de providencia a respeito do ramal Fontinele, as maquinas finalmente estão entrando no Ramal Fontinele depois de Três anos naquele ramal as crianças estavam caminhando mais de Sete KM para poder pegar o transporte escolar.

Quero abordar um pouco sobre o abando dos nossos Bairros temos ali um total abandono no bairro da Satel onde o Vice Prefeito é morador daquele bairro e vergonhoso a situação, não podemos culpar apenas a segurança como as viaturas vão andar sem ruas acessíveis.É por isso que a criminalidade esta correndo solta por que os bandidos andam em motos, praticam seus assaltos seus roubos e crimes em geral e a policia não pode chegar a tempo por que as ruas estão intrafegáveis, temos ali a rua Cruzeiro do Sul já faz uns 10 anos que aquela rua está intrafegável.

Falar um pouco sobre o tema da escola Castelo Branco sabemos que a obra foi embargada, mas ainda salvou os R$ 400.000,00 qual estivemos no cerimonial de ordem de serviço junto ao Prefeito Presidente da Câmara e eu representando o Senador Petecão ficamos sabendo que que estava voltando um recurso para a união tínhamos apenas oito dias para tomar uma providencia que só poderíamos inverti na área da Educação e em seguida fui contactado por nosso Secretario de Educação Cleomar nos perguntando se haveria uma possibilidade de conseguir uma agenda com o Senador para que esses R$ 600.000,00 fosse direcionado para a construção do Prédio próprio da Secretaria Municipal de Educação, aceitamos O Prefeito já vai encaminhar o projeto e todos ficaram satisfeito é isso que temos buscado ajudando a nossa população finalizou o vereador.

O Vereador Messias Lopes PT Iniciou manifestando sua solidariedade a Vereadora Preta e Sua família pelo ocorrido do ultimo fim de semana, onde o esposo da Vereadora foi assaltado onde os bandidos levaram sua Moto através de um assalto a mão armada, a que ponto chegamos meus amigos, a nossa segurança Publica já vem se arrastando a muito tempo é inadmissível, nossas fronteiras estão desprotegidas a bandidagem cresce a cada dia mais, Precisamos que o nosso exercito venha montar guarnição ali na tranca, que as nossas autoridades venham dá uma resposta quanto a essa situação da guarnição de Fronteira.

Sabemos das dificuldades do Pais, más e inadmissível essa situação caótica que temos vivido na nossa fronteira.

Quero também abordar sobre os nossos Bairros, acho que precisamos convocar em caráter imediato o secretario de Obras do Mun. Vice Prefeito Raimundo, para que o mesmo nos apresente seu planejamento pra resolver essa problemática dos Bairros em especial ao bairro da Satel que está totalmente destruído pelo esgoto a céu aberto, falta de iluminação publica, falta das lixeiras o nosso povo merece o minimo de dignidade por que já não podemos mais esperar queremos uma solução imediata para os nossos Bairros.

Estive visitando alguns Ramais esse fim de semana e puder ver o abandono de alguns ramais em trechos desses ramais temos algumas pontes que precisam de reformas urgentes um exemplo é do Ramal CURUPATÍ  hoje o transporte escolar não tem condições de entrar se der uma chuva fina nem uma caminhote tem a possibilidade de entrar não há trafegabilidade os alunos terão que andar aproximadamente 10 Km para poder chegar a um local acessível de transporte é um grande sofrimento para nossa população esperamos que a Prefeitura possa tomar providencias quanto a essa situação.

finalizou o Vereador

Vereador secretario da mesa Antonio Pereira de Aquino ( Kaki ) PSB, Iniciou agradecendo a Deus por mais uma oportunidade de estar desenvolvendo o seu trabalho, infelizmente o nosso pais, estado e município passa por momentos de muitas dificuldades, principalmente falando da nossa questão local, onde podemos constata o total abandono, infelizmente ajudamos a eleger um Prefeito que não respeita a população e tão pouco os que lhe ajudaram a ser prefeito, hoje me sinto culpado com essa situação fui um dos que ajudaram, hoje não tenho coragem de ser candidato a reeleição por causa dessas situações infelizmente não tive nem 10% das minhas reivindicações atendidas esse e um dos grandes motivos de não ir para a reeleição.

hoje eu tenho uma pequena Propriedade na zona rural especificamento no ramal mato Grosso se chover eu não tenho a menor possibilidade de chegar lá nem em carro trassado por que especificamente na ladeira do Ina tem valas Buracos que ficam intrafegáveis em dias de chuva, quando estou trabalhando lá se é em dias de chuva e se passa alguém preciso me esconder por que as pessoas pensam que a culpa é nossa que nós podemos executar obras, ser vereador não é fácil, mas adiante nem moto passa. Se n´s tivéssemos os recursos eu lhes garanto que a situação era bem diferente da que temos hoje, infelizmente os nossos adversários políticos falam que a culpa é nossa.

A situação dos Ramais já passam das medidas são todos a grande desculpa do ano passado foram as fortes chuvas esse ano, choveu menos, mas infelizmente como já foi falado aqui nessa casa nem planejamento tem por parte do executivo, passei um vexame quando fui parabenizar um morador do Filipinas onde disse meus parabéns mexeram no Ramal e ele retrucou irritado pra que fazer o que fizeram lá pois tem atoleiros em todo Ramal ou seja demoram pra fazer e quando fazem fica é pior a situação.

Falar um pouco também da zona urbana do caos que está a nossa cidade é falta de iluminação publica, falta de segurança infelizmente estamos a merce dos Bandidos eles lhe abordam levam seus pertences e nada é feito como o caso ocorrida com o esposo da Colega Vereadora Preta e tantos outros casos. Chegou o fim dos tempos.

Quero fazer um pedido Verbal que diante desse surto de pandemia do Corona Vírus que as nossas Aulas sejam suspensas, não podemos colocar em risco os nossos alunos, professores e população em geral, que chegue ao Prefeito e a Secretaria de Educação essa preocupação nossa, a minha preocupação não com quem vai falar mau de nós a minha preocupação e com a nossa comunidades.

Disse o Vereador.

Vereador e Vice Presidente Dino – MDB. Para iniciar eu gostaria de me somar junto ao Vereador Kaki a situação da Suspensão das aulas em virtude desse Vírus que está se espalhando mundo a fora que essa casa através da sua pessoa Presidente leve ate o poder Publico essa situação haja visto que nosso pais já esta contaminado e também o pais vizinho que é a Bolívia.

Quero registrar aqui minha critica a essa empresa que presta serviço ao nosso Município a Tec News foi procurado por vários servidores dessa empresa que estão já a três meses sem receber seus salários, isso é lamentável, infelizmente os servidores estão sem créditos no comercio por que a empresa a qual eles prestam serviços não paga em dias.

Quero abordar mais uma vez assuntos que já foram falados nessa casa a respeito dos ramais, infelizmente todos os ramais precisam de atenção tem uns que a situação e bem pior, temos um polo aqui há 8 Km que quando chove na Quarta feira a noite no dia seguinte que é o dia da feira as pessoas tem dificuldade para sair e chegar com suas verduras pra vender e o problema é simplesmente duas passagens em um trecho de 8 km coisa simples de resolver. Temos ramais ai que estão há sete anos sem receber se quer uma raspagem é complicado afirma o parlamentar.

Temos a questão dos bairros em total abandono como por exemplo o Bairro da Satel que podemos citar as Ruas sem acesso e com esgoto a Céu aberto, os problemas são graves.

E o Problema não é o tempo o problema é falta responsabilidade, falta de gestão e planejamento impressionante os moradores em lugares tendo que comprar as lampadas para os poste, onde eles so querem a prefeitura vá fazer a instalação fui falar com o pessoal da obras não podem ir por que o caminhão muk não tem diesel isso é uma vergonha para o poder publico.

Ordem do Dia

Logo em seguida foi colocado em aprovação a Ata da Quarta sessão ordinária, onde foi aprovada por todos os Vereadores

Tambem foi posto em aprovação o Requerimento de Convocação Nº 01/202 que convoca o senhor Ivan Ferreira de Lima Secretario de meio Ambiente e turismos a comparecer na sessão Ordinária no dia 30/03/2020, o Presente requerimento foi aprovado por unanimidade.

Requerimento de Solicitação Que por Motivivo de Epidemia CORONA VÍRUS, seja suspensa em caráter de urgência as aulas nas Escolas municipais por um prazo de 15 dias.

O Requerimento foi Assinado por todos os vereadores e vereadora e aprovado por todos.