Publicado em 12/03/2020 - 08:05

Quarta Sessão Ordinária de 2020

Aconteceu no ultimo dia 09 de Março de 2020 a quarta Sessão ordinária da Câmara Mun. de Epitaciolândia, onde o Presidente da casa Vereador Jose Antonio ( Nego ) deu inicio aos trabalhos legislativo dando as boas vindas a todos os presentes. E logo em seguida passou a palavra ao Secretario da mesa o Vereador Antonio Pereira de Aquino ( kaki ) que fez a leitura da ata da sessão anterior.

Logo em Seguida foi aberto o grande expediente e o primeiro a fazer o uso da palavra foi o Vereador e Líder do PSD Rubens, Quero começar mais uma vez minhas reivindicações pelo ramal da Fontinele, estive conversando com o prefeito e ele me informava que os maquinários ainda estão no Ramal dos Pereiras, falei pra ele que fique lá e termine com qualidade aquele ramal, más que quando vier pra fontinele também que termine o ramal por completo e suas extençoes, por que não é de agora que os moradores do Fontinele sofrem com esse problema do ramal informou o parlamentar.

Quando andamos na cidade durante a noite tudo o que vemos é escuridão, hoje o problema não é o policiamento não é sim a escuridão não ruas onde não temos a segurança para andar nas nossas ruas, quem gosta disso são as pessoas de má índole que aproveita essa deficiência para realizarem seus crimes como assaltos roubos, pagamos pela iluminação publica, pois que tenha iluminação publica que o executivo veja essa situação absurda infelizmente temos hoje uns 90% das nossas ruas na escuridão em especial o Bairro da liberdade onde o indice de criminalidade só aumenta.

abordou também a respeito da Reforma e ampliação da Escola Castelo Branco onde nós aprovamos, onde o Senador Sergio Petecão alocou 473.000,00 R$ e na ultima vinda do Prefeito a Essa casa ele nos informou que o Problema do embargo da obra era o DNIT, más que ja estava resolvido e que iria trazer a essa casa a resposta se iria continuar a reforma ou se iria pra outro lugar, más a verdade é que a comunidade quer saber e nós não temos resposta por que simplesmente o executivo não respeita o povo, também nos perguntão a respeito da galeria Cruzeiro do Sul. assim como também os moradores da Liberdade querem saber quando as maquinas vão entrar na comunidade para se quer fazer um paliativo naquelas ruas para, por que a situação é critica, se fazem uma compra em lojas não podem receber em suas residencias por que não tem acesso. isso em todos os bairros da nossa cidade.

O Papel do parlamento é muito importante, nós aprovamos as leis e diretrizes, más infelizmente nosso papel não é executar e muitas vezes pagamos um preço auto por que o povo não compreende isso, nós cobramos reivindicamos e fiscalizamos esse é o nosso papel, aqui aprovamos tudo que é beneficio para o município, só não aprovamos  o que prejudica o nosso povo.

Precisamos falar a respeito do Esporte dos Campeonatos é uma vergonha em quatro anos a Secretaria de esportes realizar apenas um campeonato, os demais campeonatos que aconteceram na zona Rural foi a própria comunidade realizando, desde meu primeiro dia de mandato tenho lutado para que o Centro da Juventude voltasse para a Juventude, ali onde tínhamos vários Equipamentos para desenvolver as politicas de juventude más hoje não se encontra mais nada precisamos saber onde estão esses materiais.

Quero fazer um apelo ao Prefeito, foi retirado os vigias para a contratação de uma empresa de segurança VIP infelizmente hoje nenhuma câmera de monitoramento funcionam, por falta de pagamento e a empresa não esta fornecendo o serviço.

O Vereador Messias Lopes iniciou agradecendo a Deus e Homenageando as Mulheres pelo 08 de Março dia internacional da Mulher.

Quero continuar falando a respeito do descaso do DEPASA, continua a falta de qualidade da água, infelizmente temos em nosso município muitas pessoas carente que não tem condições de comprar água mineral e consomem a água do DEPASA e detalhe pagamos pelo fornecimento da água portanto precisamos saber o que esta acontecendo temos que tirar uma comissão é ir ate o DEPASA em Rio Branco apurar essa situação.

Hoje temos um posto de Saúde na comunidade são Cristovão que não funciona, a pergunta por que que não está funcionando sendo que tem funcionários lotados la, recebe repasse federal, tem remédios e por que não tem atendimento? são essas as situaçoes que deixa o executivo sem credito com a sociedade.

temos tambem outra situação que não dá pra fechar os olhos e não ver, que é a situação de caminhonetes novas com motor Batido infelizmente a irresponsabilidade com o bem publico é grande é nós vereadores precisamos cobrar sim, por que todo isso é adquirido com os nossos impostos.

Tambem precisamos saber por que o PROCON ainda não autuou contra o Banco do Brasil pelo descaso que o Banco tem feito aos usuários dos serviços daquele Banco é inadmissível toda semana estamos cobrando melhorias no serviço do Banco do Brasil é parece que a situação só piora.

O Vereador Digino Guimarães também fez suas cobranças abordando temas importantes como a limpeza das ruas é paliativos como tapa buracos, falou que com um pouco de atenção é possível fazer muito para dar acesso as ruas que infelizmente estão intrafegáveis na nossa cidade, cobrou da secretaria de Obras que cumpra o seu papel que é trabalhar, infelizmente parece que o abandono é notavel quando vemos os urubus tomando conta das nossas ruas por falta da coleta de lixo infelizmente essa é a realidade, e os 4 anos estão passando e nossas ruas estão abandonadas.

Nós não podemos fazer muito, mas o nosso papel estamos fazendo que é cobrar e cobrar.

É um desrespeito o que o DEPASA faz com o nosso povo disse o parlamentar ao se referir a taxas abusivas de até R$100,00 para pessoas que no máximo que tem em sua casa é uma caixa de 1000 litros de água, sem falar da péssima qualidade dessa água que é fornecida.

O Vereador Dino iniciou parabenizando as mulheres pelo dia internacional das mulheres, e fez suas reivindicações a começar por um caso de um buraco na Rua Ana de souza Lira especificamente ali em frente a casa do falecido Buguel, cada dia que passa o buraco fica maior, e o poder publico não faz nada a respeito dessa situação vai ter um momento que aquela cratera vai causar um acidente grave, no meu primeiro dia de mandato eu fiz o primeiro documento é hoje ja foram seis documentos emitidos, fora os pedidos verbais.

Parece que as coisas só funcionam se for na pressão, como o Nobre vereador Rubens Fez com relação a limpeza da praça do Jose Hassem que pra ser limpa foi preciso ameaçar até o ministério Publico.

E não tem desculpas de dizer que está chovendo muito, por nunca se viu um inverno como esse que quase não tem chovido por aqui, o tempo está colaborando más infelizmente o poder publico está dormindo. E esse problema não é só na zona urbana é no município inteiro se tem recursos por que não faz o que é pra ser feito, toda sessão estamos aqui cobrando as mesmas coisas, essa Gestão não vai resolver até por que o mandato já acabou, se não tapa buracos, não tem coleta de lixo, não tem melhorias nos ramais como podemos classificar isso?

a situação é critica disse o vereador Dino, O Problema não está no legislativo, nós cobramos e fazemos o nosso papel, não podemos tirar do nosso bolso pra fazer o que é papel do executivo.