Publicado em 04/03/2020 - 13:42

Terceira Sessão Ordinária em 2020

No Ultimo dia 02 de março de 2020, reuniram- se os Vereadores e vereadora na Sala das sessões RAIMUNDO FRANCISCO RIBEIRO.

O Presidente da casa Vereador Jose Antonio ( Nego) iniciou os trabalhos agradecendo a Deus e cumprimentando todos os presentes, logo em seguida passou a palavra ao Secretario da Mesa o vereador Antonio pereira de Aquino ( Kaki ), onde o mesmo fez a leitura dos trabalhos da noite, logo em seguida foi aberto o pequeno Expediente.

A Primeira a fazer o uso da palavra foi a Vereadora Lucimar Monteiro ( Preta ), Iniciou a sua fala cumprimentando a todos os presentes, fez uma ampla abordagem dos pedidos de Providencias que a mesma fez no inicio do seu mandato que até então ainda não foram atendidos como por exemplo o Ramal dos Pereiras em especial a questão da Ponte que está situado no Referido ramal onde onde foi estabelecido pelo Ministério Publico um prazo de 60 dias e inclusive ficou acordado  uma parceria entre um fazendeiro local  com a comunidade e Prefeitura.

Os moradores e o fazendeiro ja fizeram a sua parte agora cabe a Prefeitura fazer a sua pois as madeiras já foram tiras e estão la a disposição pois o prazo estipulado pelo MP ja venceu e nada foi feito ainda pra melhoras o corredor daquela ponte, pediu ainda que o executivo olhe com carinho para a situação e conclua esse trabalho que é de suma importância para aquela comunidade.

Cobrou também os pedidos de iluminação Publica é inadmissível pagarmos tão caro por taxas abusivas de iluminação publica e andarmos em ruas escuras expondo a nossas vidas, pois sabemos o quanto tem crescido a criminalidade na região, que o executivo veja essa área que é uma das necessidades básicas para população. A Vereadora também abordou a questão do atraso do ano letivo por falta de funcionários nas Escolas que o prefeito olhe com carinho essa situação pediu a vereadora.

fez uma abordagem ampla a respeito da falta de neurologista e Fonoaudiólogo esterei enviando um pedido especial ao nosso Governador, por que temos muitas Crianças que precisam desse atendimento especiais.

O Vereador Messias lopes abriu o grande expediente já fazendo suas reivindicações e o primeiro tema foi o atraso do ano letivo, na primeira Sessão falamos a respeito da falta de planejamento dos secretários, ainda solicitamos que cada secretario estivesse trazendo seus planejamento para assim trabalharmos em sintonia para dar as resposta a população, nossos estudantes estão sendo prejudicados por falta desse planejamento, o secretario de Educação não esta no Primeiro ano de gestão é sim no quarto, então ele é sabedor das nessecidades da sua pasta, Não é só pessoal de apoio que falta e sim também professores.

O Vereador também cobrou providencias a respeito do Banco do Brasil, temos recebido muitas denuncias não estão respeitando o tempo em que eles usam para atender o povo muitas vezes só funciona um caixa estão esquecendo de cumprir uma lei municipal dos 30 minutos, ali o descaso é total onde foi comprovado a falta de dinheiro nos caixas eletrônico

que possamos ir a superintendência do Bando do Brasil em Rio Branco Registrar a nossa denuncia para assim melhorar o atendimento a população

Precisamos de convocar o Secretario de Obras para ver a questão dos ramais que precisam de melhores para a trafegabilidade do transporte escolar e também para os nossos produtores escoarem seus produtos.

Queremos registrar os nossos agradecimentos ao Dr. Sergio Lopes que atendeu um pedido nosso fazendo a intervenção junto ao governador pra trazer de volta a Emissão das Carteiras de Identidade para nosso município, estivemos junto com o nosso presidente Vereador Nego levando o documento e entregando direto ao nosso governador onde ficou acordado de disponibilizar uma pessoa para atender aqui no município, hoje já temos um servidor para esse fim afirmou o Vereador.

Quero registrar também um pedido de providencia a respeito de doi buracos na avenida Internacional, onde os mesmo estão pondo em risco a vida das pessoas é inadmissível situação a qualquer momento podemos ter a noticia de um acidente proveniente desses buracos em uma avenida que dá acesso ao pais vizinho a Bolívia, Não poderia deixar de registrar o empenho do nosso presidente nas cobranças que temos feito junto ao INSS, muito obrigado Vereador Nego, finalizou o Vereador Messias Lopes.

Já O Vereador Rubens aproveitou o grande expediente para intensificar as cobranças sobre a questão dos ramais onde toda a malha precisa de melhorias, fez uma abordagem especial ao Ramal fontinele de Castro, onde a prefeitura iniciou um trabalho de péssima qualidade em uns os trechos que foram feitos ficou um trabalho sem qualidade, hoje esse é o menor ramal e nem assim conseguiram fazer a totalidade do mesmo e quem paga com isso são os produtores pela precariedade dos ramais, Cobrou também a presença do secretario de obras para que o mesmo dê uma resposta ao legislativo sobre esse abandono, tem facilidade de resolver essa problemática dos ramais o que falta é a boa vontade pra fazer.

temos um problema serio com esses secretários, que é a falta de planejamento em todas as secretarias tem isso, com uma pequena exceção da secretaria de Saúde, não podemos aceitar essa situação que se arrasta já vai para Quatro anos.

Outro problema serio é o abandono dos bairros, a secretaria de obras e meio Ambiente precisa com urgência implementar ações nos bairros da nossa cidade, na limpeza das ruas, coleta de lixo, tapando os buracos, são pequenas ações que trazem bons resultados para a população.

Aproveitou também para agradecer ao Presidente da Casa Vereador Jose Antonio ( Nego) pelo empenho em ajudar a todos os vereadores sem descriminação nas ações de fiscalização do legislativo, o senhor está 99,99% de aprovação para ficar 100% falta tirarmos os trabalhos do legislativo das quatro paredes é irmos para as comunidades, levar a câmara ate os bairros, para isso sugiro ao nosso presidente a implantação da nossa sessão itinerante para o povo saber o que estamos discutindo aqui na casa.

Vereador Samuel Hassen iniciou agradecendo por estar de volta a casa e aproveitou para fazer suas reivindicações  iniciou cobrando junto ao setor competente a implantação de faixas para pedestres na cidade haja visto todos os pontos críticos que temos na avenida Santos Dumont, como por exemplo no ponto dos Moto Taxis, no Mercantil São Sebastião, em frente ao Banco do Brasil, Super Negão, na travessia Da policia federal, escola Brasil Bolivia, Joana R. Amed, Bela flor e Guaritas, que sejam renovadas onde já existe faixas e que criem onde ainda não existe, esse é problema grave já presenciei uma idosa tentando atravessar a avenida ali em frente ao Banco do Brasil e não conseguia por causa da falta de uma faixa naquele local esse é um dos exemplos que temos.

Cobrou o melhoramento no ramal do Polo, esse trecho da BR até o polo, precisamos fazer ao menos o minimo por nossos produtores ali do polo.

Outra situação abordada, foi a questão do Banco do Brasil a falta de respeito com os clientes dessa instituição, tivemos ai um feriado prolongado e pelo incrível que pareça não tinha dinheiro nos caixas eletrônicos isso é um desrespeito com os clientes que pagam taxas abusivas a essa instituição.

Recebi denuncias a respeito do péssimo trabalho do DEPASA, onde não sabemos o que esta acontecendo a respeito da péssima qualidade da água que está sendo distribuída para a população, estamos pagando por esse serviço então precisa ter qualidade, Precisamos convocar o Diretor do DEPASA a essa casa para dar explicações ao povo.

Precisamos dar uma atenção melhor ao Cemitério Municipal, que a limpeza não seja apenas no dia de finados é sim periódica.

Para o Vereador Dino, É inadmissível a falta de planejamento no executivo, agora em especial a Secretaria de Educação tudo começa com um bom planejamento é impossível não falar desse assunto o atraso do ano letivo por falta de funcionários, se sabia que tinha esse problema por que não se planejou uma alternativa, agora os alunos vão pagar por essa situação.

A limpeza das ruas dos bairros e garantia de acesso nas em todos os bairros temos ruas intrafegáveis ou seja se alguém adoece em uma rua dessas o SAMU não entra,  tambem é uma falta de planejamento por parte da secretaria de obras, já vamos para quatro anos de gestão e o que vemos é o abandono nas Ruas, poucas são as ruas com bom acesso por que faltou o cuidado devido ou seja um planejamento de manutenção é limpeza dessas ruas, o povo está cobrando dos vereadores o que é responsabilidade do executivo, fazemos a nossa parte que é cobrar más quem executa não somos nós.

Os nossos ramais também é uma problemática, O Prefeito esteve aqui anunciando que tem recursos para melhorias dos ramais, más é preciso fazer ao menos paliativos nos trechos críticos ate a liberação burocrática para começar as obras dos ramais para que os Produtores não fiquem isolados sem escoarem seus produtos.

A respeito do Banco do Brasil, também recebi denuncias de descasos uma senhora emitiu sua ficha as 9:37 da manhã e só foi atendida as 11:18, não estão respeitando as leis vigentes isso não podemos mais tolerar sem falar do que já foi abordado pelos colegas vereadores caso de falta de dinheiro nos caixas e por ai vai finalizou o vereador DINO.